A imagem do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, eleita em 2007 uma das sete maravilhas do mundo moderno, completa amanhã 80 anos de existência. As celebrações – que foram antecedidas por obras de restauro e novo sistema de iluminação – começam hoje com uma vigília realizada por 80 jovens católicos que participaram na Jornada Mundial da Juventude deste ano, em Madri.
Com 38 metros de altura, a estátua, feita de concreto armado revestido por pedra sabão, está situada em cima do morro conhecido como Corcovado. Instalado a 710 metros acima do mar, o ponto é o mais alto da cidade e oferece uma suntuosa vista das principais paisagens naturais da região.
Antes de ter entrado para o seleto grupo das novas maravilhas do mundo, o monumento, assinado pelo engenheiro Heitor da Silva Costa, já era considerado patrimônio histórico desde 1937. O projeto, que contou ainda com a colaboração do escultor franco-polaco Paul Landowski e do artista plástico Carlos Oswald, também entrou para o Guiness Book, em 2009, como a maior imagem do Cristo do mundo.Os cariocas terão muito o que agradecer durante a missa solene de amanhã, que coincide com o feriado nacional dedicado à padroeira do país, Nossa Senhora Aparecida. A vigília, que será iniciada às 22:00h, terminará às 6:00h da manhã do dia 12 de outubro. Os jovens passarão a noite em oração pedindo paz, amor e esperança.
Às 8:00h os visitantes receberão a bênção e poderão assistir em seguida a um show aéreo realizado pelo grupo Esquadrilha da Fumaça, que passará próximo do Cristo, numa exibição com sete aviões.
Às 10:00h o arcebispo do Rio de Janeiro, Orani João Tempesta, celebra a missa oficial. Ao meio-dia, será inaugurado um busto em homenagem aos criadores do monumento, o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Sebastião Leme, e o engenheiro Heitor da Silva Costa.
Após apresentação da banda Marcial Dragões Iguaçuanos, será partido o bolo comemorativo, de oito metros de cumprimento. (LB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário