quarta-feira, 20 de junho de 2012

Padre Francisco Rodrigues da Cruz

Grande exemplo de Santidade!



Padre Francisco Rodrigues da Cruz, mais conhecido pelo «Santo» Padre Cruz. Tem alcançado inúmeras graças junto de Deus, nosso Pai. Deixo vos uma imagem e uma breve biografia da sua grande vida. Bem-haja! 


Francisco Rodrigues da Cruz nasceu a 29 de Julho de 1858 em Alcochete, Diocese de Setúbal, Portugal. Depois dos primeiros estudos, partiu para Coimbra e cursou na Faculdade de Teologia, sendo ordenado sacerdote a 3 de Junho de 1882.

Entretanto, é proclamada a República e com ela a perseguição à Igreja. Ele visita muitos padres nas cadeias e protege o Santíssimo Sacramento em muitas igrejas abandonadas para não ser profanado.

Conhecido como “Homem de Deus e dos pobres”, empenhou-se profundamente na sua missão de pregar, confessar, converter os pecadores, visitar Igrejas e hospitais, consolar os pobres e os aflitos; missão que estendeu à Madeira e aos Açores. Percorria incansavelmente as zonas mais pobres. Ajudava com as poucas moedas que tinha e com as suas palavras de conforto os mais fragilizados pela vida. A sua linguagem era simples, humilde, directa e sincera, tocava no coração dos que o ouviam. 

Contam-se muitos milagres na sua vida mas… o maior milagre era ele mesmo, a sua bondade para com os outros e o seu ardente amor a Deus.
Teve a honra de confessar e dar a primeira comunhão à Irmã Lúcia em Fátima e rezou o terço com os pastorinhos. 

O Padre Cruz foi um sacerdote exemplar, derramando por toda a parte a graça e o perdão de Deus e a Palavra do Evangelho. Ele diz nos directamente que devemos acolher os pecadores, “pregar enquanto houver ouvintes, e rezar até já não se poder mais”. 

Foi um verdadeiro homem de Deus, de grande oração e devoção particularmente ao Coração de Jesus e à Sua Paixão

Em 1940, já com 81 anos, realizou o sonho da sua vida: ser jesuíta.

Parte para a Casa do Pai a 1 de Outubro de 1948, no 1º dia do mês do Rosário e 1ª sexta-feira, como tinha desejado, dada a sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Após solenes exéquias na Sé de Lisboa, ficou sepultado no cemitério de Benfica, onde se encontra até hoje. Grandes romarias e muitos fiéis visitam o seu jazigo diariamente. Todos esperamos proclama-lo oficialmente “santo” embora os nossos corações já sejam para ele um altar. 

O coordenador 
Ruben Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário