Se Maria não é onipresente, como podemos pedir alguma coisa para ela? Explique-me como isto funciona.
A
pergunta é muito interessante. Ela vale não somente para a
Virgem Maria, mas também para todos os santos e anjos de Deus.
Como seres limitados, que não são onipresentes nem têm um
conhecimento infinito (onisciência), podem atender nossos
pedidos?
Darei a resposta com duas ponderações.
(1)
A teologia não sabe tudo do mistério de Deus e de seus desígnios.
Foi-nos revelado somente aquilo que é essencial para a nossa
salvação, de modo que muito do mistério de Deus e do modo como
ele age e dirige as coisas nos escapa. Uma teologia que fale
sobre tudo não é boa teologia; é tagarelice. A teologia deve
saber quando falar e quando calar. A questão que aqui é
colocada enquadra-se certamente nesta categoria. O que não quer
dizer que não se possa ter uma certa penetração do mistério. É o
que apresentarei a seguir.
(2)
Todos nós, batizados em Cristo, somos revestidos do Espírito
de Cristo e inseridos no seu Corpo que é a Igreja. A Virgem e todos os
eleitos de Deus que estão no céu estão plenamente inseridos em
Cristo e vivem na potência do Espírito de Cristo que é Espírito
de comunhão e que penetra e sonda todas as coisas. É muito
importante compreender isso: a nossa comunhão dá-se sempre em
Cristo pleno do Espírito Santo: é Ele e só Ele o “espaço” no
qual nos encontramos em comunhão com o Pai e com os irmãos! A
Virgem ou os santos e até mesmo os anjos jamais poderiam estar
em comunhão conosco se não fosse no Espírito do Ressuscitado, no
qual estamos todos inseridos em Cristo como membros uns dos outros,
tendo a Cristo por Cabeça do Corpo, que é a Igreja!
Então,
pela própria natureza, a Virgem e os santos jamais poderiam
saber de nós, de nossas súplicas e de nossas necessidades.
Somente sabem e somente nos atendem porque estão na comunhão do
Espírito Santo, que é a Igreja da terra e do céu, comunhão
esta que somente se dá no Corpo de Cristo (que é a Igreja).
Lembre-se do Credo: “Creio no Espírito Santo, na santa Igreja
católica, na comunhão dos santos”. O modo de compreender este artigo da
nossa fé é o seguinte: Creio no Espírito Santo, presente na
Igreja católica para a comunhão dos santos. Ou seja, é o
Espírito do Ressuscitado que nos insere em Cristo e em Cristo
nos faz uma comunhão de santificados!
Observe-se
que esta minha resposta é plenamente compreensível, mas jamais
saberemos como isso se dá em termos descritivos; jamais
poderemos imaginar essas realidades! Elas não pertencem a este
mundo, mas ao mundo do próprio Deus.
No
entanto, há uma realidade aqui na terra que pode nos dar uma
pálida idéia do que acabei de explicar. A nossa oração serve para os
irmãos; as nossas boas obras servem para toda a Igreja. Como
isso pode acontecer? É que, batizados no mesmo Espírito Santo,
somos um só Corpo do Senhor e, no Senhor, estamos ligados uns
aos outros! De modo análogo, isto é, semelhante, dá-se a nossa
comunhão com a Virgem e com todos os que já estão em Cristo. É
muito belo perceber como a intercessão da Virgem e dos santos
depende totalmente do seu estar em Cristo e do ser totalmente
plenificada pelo Espírito de Cristo.
Resposta dada por Dom Henrique a um internalta!
Fonte: www.domhenrique.com.br
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